Primeiro dia de aula. Para os alunos vindo de outras escolas, tudo é novidade e incerteza. Para os alunos no Kids, fica visível a saudade dos colegas, a felicidade do reencontro dos antigos colegas, a presença de um certo nervosismo e também dúvidas. Quem será minha professora? Será que os novos colegas são legais? Como será a nova rotina?
Durante este período muitas pessoas são envolvidas, não apenas a criança em si, mas professores auxiliares, coordenadores, colegas, pais e toda a estrutura escolar. É uma fase dedicada, que requer grande esforço e dedicação por parte de todos, independente da faixa
etária da criança. O papel primordial da escola neste momento é oportunizar a integração de todos durante as atividades, pensadas especialmente para favorecer a criação e fortalecimento dos vínculos afetivos, para que os alunos sintam-se seguros e felizes no
ambiente escolar.
Os pais, nesse momento, devem contribuir para que o filho inicie esse novo trajeto com coragem e, para tanto, precisam efetivamente, acreditar que seu filho é capaz e que precisa enfrentar isso sozinho.
“Alguns entretanto resistem em deixar que o filho enfrente seu tempo de crescer porque vivem eles mesmos, sua própria crise: a de perder um pouco o filho para a vida.
É comum, mães de crianças que estão no fundamental 1 (segundo ou terceiro ano) que agem do mesmo modo que agiram quando o filho frequentava a Educação Infantil: querem levá-los até a sala e lá conversar com a pró diariamente, e lá ficar até a aula
começar.
Para a criança, isso pode significar que seus pais não querem ou não aceitam seu crescimento ou então, que não confiam que ela seja capaz de resolver sozinha seus problemas. Por isso, além de encorajar o filho à crescer, os pais precisam também ter
coragem para permitir que ele cresça.
Contem conosco, para que possamos ter alunos seguros e felizes no ambiente escolar.
NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico)