Desde o início de suas atividades, o Colégio Integral consolidou sua filosofia de Educação por meio sensibilidade na observação das características individuais dos seus alunos. Com o mundo complexo e desafiador que enfrentamos hoje, é imprescindível estudar e pertencer a uma família integrada que orienta seus passos, incentiva seus projetos, estimula o seu crescimento, ajuda na superação de problemas e lembra da importância dos valores humanos em todas as fases da vida. Nosso colégio tem essência familiar de afeto e disciplina, proporcionando aos alunos uma segunda casa.
Para nossa Família Integral, cada aluno é singular em suas personalidades e trajetórias e, por isso, não pode ser tratado como mais um. Em nossa casa, porque somos muito mais do que uma instituição de ensino, respeitamos a individualidade, conectando-a sempre à responsabilidade coletiva. Para cada projeto de vida existe um meio, uma estratégia, um tempo de despertar e um momento de agir. Não limitamos as escolhas profissionais de nossos alunos, desde que eles busquem sempre ser competentes e felizes com suas vocações. Uma família integrada preza pelo diálogo, pela relação de confiança e pela ética. Mostramos sempre que a vida dá oportunidades, contudo são nossas escolhas e atitudes que definem quem podemos ser. Por isso, dedicamos todos os esforços para proporcionar uma formação completa aos nossos alunos, assim como cobramos sempre o seu compromisso social, dedicando-se a ser um cidadão íntegro e de excelência, ou seja, um ser integral.
1984
No mês de novembro, o Curso Integral inaugurou sua primeira sede na Avenida Manuel Dias da Silva, no bairro da Pituba, em Salvador;
1984
1986
O Curso Integral abriu nova sede na Rua Direita da Piedade, expandindo sua atuação entre os cursos pré-vestibulares da época no centro da cidade;
1986
1988
A Escola Tereza de Lisieux, na Pituba, firmou convênio com o Curso Integral para a administração das suas turmas de 3º ano. Tal convênio foi ampliado para todas as turmas de ensino médio em 1989. Ainda em 1988, o Colégio Sacramentinas, localizado no Garcia, iniciou convênio com o Curso Integral para as turmas de 3º ano também;
1988
1991
A razão social foi alterada para Curso e Colégio Integral em virtude da fundação do Colégio Integral, localizado na Pituba, inicialmente apenas com turmas do Ensino Médio;
1991
1993
O Colégio Integral inaugurou suas turmas de 5ª à 8ª séries do Ensino Fundamental;
1993
1996
Em 1996, O Colégio Integral iniciou o funcionamento das turmas de alfabetização até a 4ª série do Ensino Fundamental, cujo nome fantasia é, até hoje, Integral Kids;
1996
1997
O Colégio Salesiano de Salvador estabeleceu convênio com o Colégio Integral para a administração das suas turmas de 3º ano do Ensino Médio;
1997
1999
Os mesmos sócios do Curso Integral e do Colégio Integral fundaram a Sociedade Integral de Ensino, que manteve a Faculdade Hélio Rocha.
1999
A nossa história continua sendo construída…Faça parte dessa história, clique abaixo e agende uma visita.
1923
1936
1941
1943
1947
1948
1960
1968
1974
1984
2017
Professor Hélio nasceu em Salvador e fez o curso primário em escolas particulares da cidade.
Ele fez o Exame de Admissão para o Ginásio da Bahia, onde realizou o curso ginasial regular de cinco anos, conforme a lei em vigência no período. Enquanto cursava o Ginásio da Bahia, dedicou-se também ao ensino particular de alunos que se preparavam para fazer o rigorosíssimo Exame de Admissão.
Ao mudar-se para o Rio de Janeiro, ele fez o curso clássico no conceituado Colégio D. Pedro II, onde foi aluno do notável poeta Manuel Bandeira e do professor José de Oiticica, “magister dixit” da Língua Portuguesa, famoso na época devido à publicação da “Teoria do Complemento” na Sintaxe Portuguesa. Tal período foi marcado pelas idas frequentes do Professor Hélio às conferências da Academia Brasileira de Letras, permitindo, assim, forte convívio com as celebridades literárias da época.
Ele fez o vestibular na Faculdade Nacional de Filosofia (Curso de Ciências Sociais), que aprovou apenas oito candidatos, incluindo-o. Além disso, ele foi aluno de professores célebres como Djacir Menezes, grande Sociólogo, de Jacques Lambert, professor parisiense, que lecionava em francês, e de Luís Aguiar Costa Pinto, baiano, radicado no Rio e autoridade em Sociologia. Nesse contexto, surgiu a sua determinação de lecionar Sociologia.
Ainda no Rio de Janeiro, Hélio Rocha fez uma palestra representando os jornalistas do Brasil para o casal Juan e Eva Perón, que voltava da Europa.
Ligado aos Centros Culturais da Juventude, ele passou três anos fazendo palestras de Manaus a Porto Alegre, combatendo, na época, os extremismos ideológicos, estimulando as referências culturais brasileiras. Ele também escreveu vários opúsculos contra o totalitarismo, sendo sempre católico e defensor de um nacionalismo cristão.
Professor Hélio casou-se com Dona Antônia Lucia Souza Rocha, com a qual teve três filhos naturais e 2 filhos adotivos, e que completariam 50 anos de casados, não fosse o recente falecimento da mesma. Nesta ocasião, Hélio Rocha dirigiu a Revista Afirmação na qual escreveram nomes, hoje, de destaque nacional e intelectual, como Caetano Veloso, Capinam, Haroldo Lima, Cyro de Matos, entre outros.
Ele foi convidado para lecionar na UnB, juntamente com Machado Neto e Carlos Costa, formando uma frente de baianos nas disciplinas de Ciências Políticas, Filosofia da História, Sociologia da Educação, etc. Nessa oportunidade, Hélio Rocha foi convidado por Dom Clemente Silva Nigra para compor sua equipe no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), funcionando no Ministério de Educação. Esse contexto foi o momento dos convívios intelectuais com as celebridades da época, como o poeta Carlos Drummond de Andrade e o célebre Afonso de Taunay, historiador dos bandeirantes paulistas, entre outros.
Ele fundou o Curso e Colégio Nobel, que viria a ser a maior instituição educacional particular da Bahia com quase 10.000 (dez mil) alunos.
Foi criada a Sociedade Integral de Ensino, composta pelo Curso e Colégio Integral e pela Faculdade Hélio Rocha, juntamente com seus familiares, retomando a sua “visão pedagógica, e mantendo- se firme e ético nos 28 anos que se seguiram até hoje.
Hélio Rocha faz conferências, escreve artigos e ensaios das suas especialidades nas várias publicações do Colégio Integral e da Faculdade Hélio Rocha, todas envolvendo o processo de conscientização dos educandos e dos educadores. São 70 anos de magistério, assistindo ao desfile das gerações, das reformas e do pensamento pedagógico, mas com uma grande certeza: todo aluno é uma carta que precisa chegar ao endereço certo para não ser extraviada. O professor é este mensageiro que garantirá a sua entrega.
Em comemoração aos 90 anos do Professor Hélio Rocha, foi produzido um livro com sua biografia e um documentário.
Para conhecer mais sobre essa mente brilhante, clique abaixo e baixe o livro completo.
Desde o início de suas atividades, o Colégio Integral consolidou sua filosofia de Educação por meio sensibilidade na observação das características individuais dos seus alunos. Com o mundo complexo e desafiador que enfrentamos hoje, é imprescindível estudar e pertencer a uma família integrada que orienta seus passos, incentiva seus projetos, estimula
Desde o início de suas atividades, o Colégio Integral consolidou sua filosofia de Educação por meio sensibilidade na observação das características individuais dos seus alunos.
Turma G2Download PDF
Turma G3Download PDF
Turma G4Download PDF
Turma G5Download PDF
1º Ano Download PDF
2ª AnoDownload PDF
3º AnoDownload PDF
4ª AnoDownload PDF
5ª AnoDownload PDF
Desde o início de suas atividades, o Colégio Integral consolidou sua filosofia de Educação por meio sensibilidade na observação das características individuais dos seus alunos.
Turma G2Download PDF
Turma G3Download PDF
Turma G4Download PDF
Turma G5Download PDF
1º Ano Download PDF
2ª AnoDownload PDF
3º AnoDownload PDF
4ª AnoDownload PDF
5ª AnoDownload PDF
Desde o início de suas atividades, o Colégio Integral consolidou sua filosofia de Educação por meio sensibilidade na observação das características individuais dos seus alunos.
Turma G2Download PDF
Turma G3Download PDF
Turma G4Download PDF
Turma G5Download PDF
1º Ano Download PDF
2ª AnoDownload PDF
3º AnoDownload PDF
4ª AnoDownload PDF
5ª AnoDownload PDF