Dialogando

Página Inicial > Dialogando > Dicas para cuidar da sua saúde e prevenir doenças virais
Artigos 10/03/2020

Dicas para cuidar da sua saúde e prevenir doenças virais

  • Colégio Integral
  • Por Colégio Integral

Estar em dia com a saúde é muito importante. Como sabemos, em especial por causa do aparecimento do Corona Vírus em alguns países, muitas informações equivocadas, e até mesmo precipitadas, estão sendo espalhadas nos meios de comunicação e, em especial, nas redes sociais. Por essas razões, queremos compartilhar informações seguras com vocês e, sobretudo, dar dicas de cuidados para a saúde, que são importantíssimas para evitar quaisquer doenças.

1. Invista na higiene

Lave sempre as mãos. Água e sabão são suficientes para reduzir imensamente as possibilidades de infecções de vírus e bactérias. Contudo, como nossas vidas são extremamente agitadas, é interessante pensar na inserção do álcool em gel a 70% na nossa rotina.

2. Fortaleça sua imunidade

O processo de prevenção é contínuo e, por isso, manter hábitos saudáveis são essenciais para fortalecer o seu organismo. Quanto menos houver qualidade de sono e de alimentos em sua vida, mais chances vírus têm de se manifestarem. Sendo assim, consuma nutrientes e vitaminas necessários para o seu equilíbrio.

3. Dê descanso ao seu corpo

Os médicos são inânimes em afirmar que o estresse e poucas horas de sono são fatores desencadeadores de doenças. Respeite a necessidade de descanso do seu corpo e priorize o seu sono para fortalecer seus sistemas. Como qualquer vírus, o Corona é mais propício a quem nem baixa imunidade e outras complicações de saúde.

4. Fique em dia com as vacinas

Para muitas doenças virais, já existem vacinas efetivas. Além de seguir dicas de prevenção comuns, é preciso vacinar-se obedecendo às orientações dos calendários de vacinação e, assim, evitar doenças como Febre Amarela, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Varicela, Hepatites A e B, H1N1 e HPV.

5. Máscaras só no carnaval

Em muitos países, já houve a recomendação do uso de máscaras para a prevenção de doenças virais, contudo, no Brasil, ainda não é necessário. De acordo com a OMS, as máscaras são indicadas apenas em casos de alertas epidêmicas comprovadas em cada localidade. Para que evitemos tal situação, existem outras recomendações, tais como: evitar o compartilhamento de objetos pessoais e o contato com pessoas que apresentem febre, tosse e espirros.

Você sabia?

Há um aplicativo chamado Coronavírus–SUS, criado pelo Ministério da Saúde para auxiliar a população com informações sobre a doença. Por meio dele, vocês podem conhecer melhor quais são os sintomas, modos de prevenção e como se deve agir em caso de suspeita do vírus. Além disso, no aplicativo, há um mapa com indicações de unidades de saúde próximas que podem acolher pacientes. O aplicativo pode ser baixado em smartphones com sistema operacional Android e iPhone.

Prezados Pais e Responsáveis,

Em função da Pandemia do COVID 19, e por determinação legal, adotamos o afastamento social como medida preventiva.

Por essas razões, não estamos realizando atendimento presencial e nem telefônico.

Caso desejem entrar em contato com o Colégio, pedimos que enviem uma mensagem através do canal Fale Conosco.

Colégio Integral agradece a compreensão.

Estamos juntos no Combate ao COVID 19.