Dialogando

Página Inicial > Dialogando > Férias de novo, mudando a rotina.
Artigos 17/06/2019

Férias de novo, mudando a rotina.

  • admin
  • Por Colégio Integral

Recesso escolar chegando e é hora de repensar a rotina, principalmente, a rotina dos filhos. Neste período, aquelas famílias que conseguem programar uma viagem já têm uma programação definida para fazer com a criançada.

Para aquelas famílias que vão passar as férias em casa, a mudança na rotina é sempre necessária e se organizar com certa antecedência é uma grande ajuda.

Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar durante as férias escolares.
Planeje atividades com os filhos

Faça uma programação com atividades que os seus filhos possam fazer fora de casa, como passeios, praticar esportes, cursos, conhecer novos lugares ou atividades de interesse deles.

A cidade está sempre cheia de lugares a serem visitados e programações para toda a família. Escolha aquelas que vocês mais gostam e aproveitem juntos!

Envolva a criançada nas atividades da casa

Determine tarefas de acordo com a idade de cada um, ensine a tarefa e faça com que ela seja prazerosa e divertida.

Mudança nos horários

As férias propiciam a liberdade de horários, sem a exigência de hora exata para acordar e dormir.

Desligar o despertador, neste período, faz a alegria de todos. Porém, é importante que os pais incentivem os seus filhos, quando estiverem próximos a retornar às aulas, já começarem a ajustar o fuso horário no modo “recesso acabando”.

Brincadeiras sempre

Permita que a criançada brinque à vontade, afinal de contas, eles estão de férias. Apenas determine as regras e os limites que eles devem respeitar.

Envolva os filhos no preparo dos alimentos

Eles podem ajudar a escolher o cardápio da semana, ou então, ajudar a fazer alguma receita, lavar as verduras da salada, auxiliar na escolha dos ingredientes das refeições e muito mais. Usem a criatividade e passem mais este momento juntos.

Por fim, mesmo com todas estas dicas, ainda assim é uma mudança grande na organização e andamento das coisas. O caminho é relaxar e aproveitar ao máximo esse tempo a mais com os filhos em casa.

As férias passam rápido e logo logo tudo voltará ao normal. Então ensine, aprenda, curta cada momento com a família reunida. No final do recesso, ficam as fotos, as lembranças e as recordações de tudo o que fizeram juntos nestes dias.