Dialogando

Página Inicial > Dialogando > Como incentivar a criatividade da criança em casa
Artigos 03/06/2019

Como incentivar a criatividade da criança em casa

  • admin
  • Por Colégio Integral

As crianças são capazes de se expressar melhor e desenvolver seu pensamento abstrato quando se relacionam desde cedo com a criatividade.

A maneira mais importante de cultivar a criatividade de uma criança é deixá-la brincar. Isso é essencial para o desenvolvimento delas.

É importante que os pais proporcionem um ambiente emocionalmente saudável, amoroso, rico em estímulos e seguro, que permitam brincadeiras exploratórias, despertem a curiosidade e o desejo de criar e modificar.

A importância de estimular a criatividade nas crianças

Através da criatividade, as crianças têm a capacidade de resolver problemas, em muitas ocasiões, sem o auxílio dos pais, o que desenvolve independência. Assim, elas têm a possibilidade de se relacionar com outras pessoas de modo mais produtivo.

Modos de estimular a criatividade nas crianças

Considerando a importância de estimular a criatividade nas crianças, é apropriado saber como contribuir para esse objetivo. Conheça algumas sugestões:

Passeios e viagens

Explorar novos ambientes e conhecer novos lugares é essencial na hora de estimular a criatividade dos filhos e proporciona os elementos necessários para o desenvolvimento das ideias criativas.

Jogos de montar

Eles desempenham o importante papel de estimular a criatividade das crianças, possibilitando a construção e a desconstrução de novas formas e objetos, segundo a imaginação determinar.

Brincadeiras exploratórias e criativas

A brincadeira é a principal forma de estimular a curiosidade. Experiências relevantes ativam o senso exploratório e impulsionam a imaginação.

Dança e música

Permita que a criança invente seus próprios passos e montem coreografias juntos. A imaginação é o limite! Além de aperfeiçoar sua consciência corporal, essa brincadeira é saudável e muito divertida.

Brincadeiras ao ar livre

Experimente levar seu filho para a rua ou para o parque, deixando que suba em árvores, corra, inventem jogos ao ar livre, tenham contato com a natureza e a explorem.

Leia com seu filho

Dedique um tempo do seu dia para ler com seu filho. Isso faz muita diferença em seu aprendizado e em sua capacidade de interpretação e raciocínio.

Cozinha criativa

Para quem tem filhos um pouco maiores, os chamar para fazer aquele bolo de chocolate ou um biscoito caseiro no final de semana, pode ser um estímulo à criatividade. Além de inovarem no cardápio, vocês passarão bons momentos juntos.

Desenho e pintura

Deixe a criança livre para desenhar e pintar o que quiser! Pegue cartolinas, folhas de papel, lápis de cor e se junte a ele para desenharem juntos.

Passeios e viagens

Explorar novos ambientes e conhecer novos lugares é essencial na hora de estimular a criatividade dos filhos. Conhecer paisagens e pessoas diferentes proporciona os elementos necessários para o estímulo e o desenvolvimento das ideias criativas.

Essas são algumas estratégias que podem estimular a criatividade das crianças, mas é importante lembrar que cada indivíduo é único, com isso tem a sua própria maneira de ser criativo e aprender.