No sábado, dia 20, retomamos o evento Educadores InFoco no Colégio Integral. A ideia do projeto é sempre estar trazendo palestras interessantes e muito elucidativas sobre questões relacionadas à educação. O objetivo é ajudar pais e educadores formais – coordenadores e professores – nesta tarefa nada fácil que é a de formar pessoas para a vida.
Recebemos o Psicólogo Alessandro Marimpietre que nos falou sobre a educação na Hipermodernidade, a ingerência da família, da escola, das redes sociais virtuais e dos amigos. Falamos sobre a impulsividade, que não caracteriza somente as crianças e jovens, mas adultos também.
Foi mencionado a autoridade dos adultos como balizador importante na formação de crianças e jovens, bem como “do afeto, da força e da insistência” por parte dos educadores em geral. Sobre a qualidade do tempo, diz ser de relevância, mas não isentou a quantidade deste tempo como de igual importância.
Foi comentado também a abreviação da infância, o prolongamento da fase adolescente e a parentalidade terceirizada, além do uso das tecnologias (computadores e TV), pesquisas recentes e as duas horas sugeridas para o uso diário destes equipamentos, incluindo-os em ambientes comuns da casa.