Apesar disso
sobretudo no que tange à segurança de crianças na web, é preciso atenção e cuidados específicos para evitar problemas individuais e coletivos. Sabemos que, de fato, garantir segurança na internet dos filhos é desafiador para os pais e toda família. Para início de conversa:
Evidencie a seus filhos a importância de manter a privacidade sobre informações pessoais, tais como endereço residencial e escola onde estudam, profissão dos pais, se for o caso.
Oriente-os para ser seletivo sobre círculo de amigos nas redes sociais, negando pessoas desconhecidas em seus perfis e evitando abertura com quem não é próximo.
Acima de tudo
ajude-os a configurar os perfis em redes sociais para que as postagens sejam privadas, de forma que apenas os amigos consigam acessar e, além disso, coloque-se à disposição para qualquer mensagem estranha ou duvidosa que seus filhos receberem.
Diante disso, queremos compartilhar algumas dicas que são fundamentais para evitar exposições desnecessárias e acesso indevido por parte de crianças e adolescentes
Observe e dialogue!
O primeiro passo é tentar conversar sobre o que se anda acessando, jogando, conversando. A relação de confiança é essencial para que o problema seja resolvido a curto/longo prazo. Esse é o momento para tentar conversar e entender o que está ocorrendo. Tente dialogar sem julgar, tentando entender o contexto dele para que não haja medo de falar. Em seguida, oriente, imponha limite e estabeleça o que é aceitável para idade ou não.
Atente-se aos limites de idade e use Controle Parental!
Você pode baixar aplicativos que te permitem gerenciar o que eles acessam dos celulares deles. Você pode criar filtros personalizados de acordo com a classificação etária e da necessidade de cada contexto. Apesar de ser bastante útil, o Controle Parental do Google tem limitações.
Instrua sobre comportamentos e comunicação nas redes sociais!
Estabeleçam regras sobre o que é correto ou não postar em redes sociais: linguagem, imagem, brincadeiras. De modo geral, as crianças não têm tanta consciência de que os conteúdos na internet não são anônimos, de fato, e que, através de “print”, há coisas que não se apagam.