Dialogando

Página Inicial > Dialogando > 10 dicas para se desconectar das férias e se conectar aos estudos
Notícia 03/02/2020

10 dicas para se desconectar das férias e se conectar aos estudos

  • Colégio Integral
  • Por Colégio Integral

Todo mundo ama estar de férias, não é mesmo? Quando a gente começa a curtir de verdade, advinha? Lá se vão as férias, já em despedida, e como nos sentimos? Perdidos! Pensando nisso, para você se desconectar das férias, trouxemos 10 dicas para se conectar aos estudos e recomeçar!

1. Baixe aplicativos que vão te ajudar na organização escolar!

Quem não perdeu a noção do tempo no celular nessas férias? Se você gosta muito de tecnologia, por que não a usar a favor dos estudos? Existem muitos aplicativos gratuitos que podem ajudar você a listar atividades, somar notas, estudar línguas estrangeiras, dentre outras atividades. Um exemplo simples de ferramenta é o Todoist, que gerencia e organiza tarefas para você.

2. Ligue os despertadores do seu celular!

Em outras palavras, volte a dormir e acordar cedo. Não comece o ano colecionando atrasos, selecione sons de sua preferência e acerte seus ponteiros digitais para levantar da cama na hora certa e não perder o primeiro horário.

3. Divirta-se organizando seu material escolar!

Independente se vai comprar cadernos e canetas novas, organizar a mochila é uma tarefa cheia de personalidade. Pesquise dicas de decoração para materiais escolares na internet. Com criatividade, você pode decorar uma agenda simples e barata e transformá-la num material bem descolado para a volta às aulas. Se pode comprar coisas novas, aproveite a experiência também e pesquise bons preços.

4. Nada de procrastinar: evite acumular matérias e atividades.

Vamos parar de deixar para estudar nas vésperas das provas? Lembrem-se que os professores cobrarão as atividades em dia, então aproveite os momentos de estudo para dar conta do recado.

5. Faça agenda ou crie notas no celular.

Você não precisa baixar aplicativo algum para fazer notas/lembretes no seu celular. Caso prefira escrever, atualize diariamente sua agenda. Se prefere digitar, organize suas atividades pelo seu celular ou tablet através do bloco de notas digital.

6. Melhore a alimentação, mas sem extremismos.

Aproveite a volta às aulas e reduza os alimentos pouco saudáveis e baixe aplicativos que te lembrem de beber água com frequência, por exemplo. Não esqueça de levar sua garrafinha para o colégio e evitar muitas saídas das aulas, certo?

7. Reveja seu comportamento nos grupos do Whatsapp.

Grupo da sala, grupos de pais, grupos de colegas de trabalho e amigos… É importante repensarmos se estamos utilizando essa rede social da melhor maneira coletiva. Evite compartilhar conteúdos que não são de interesse comum e, sobretudo, evite conflitos virtuais e exposições desnecessárias.

8. Celebre mais um ano de possibilidades!

Por mais que seja difícil recomeçar, voltar às aulas é uma oportunidade singular. Por isso, refaça suas metas, trace novos objetivos e, sobretudo, resgate alguns planos positivos que não deram tão certo no ano passado. Estude mais, seja mais humano(a) e atento(a) aos colegas, professores, funcionários e todos que estão ao seu redor.

9. Registre os reencontros.

A foto em formato selfie é muito difundida na atualidade, mas não deixemos que esse modo seja individual. Tire fotos com seus amigos, afinal, vocês passaram um tempo longe e a saudade é inevitável. Use o seu celular de maneira oportuna nos horários de intervalos e faça fotos boas, espontâneas e registre tudo nesse novo recomeço.

10. Faça novas amizades!

Além de rever os amigos de sempre, não se esqueça que existem colegas novos que chegaram ao colégio. Se desconectar-se das férias já não parece simples, imagine para quem ainda tem que lidar com um mundo novo de conexões numa escola nova. Ajude-os! Interaja com quem está chegando e, assim, a volta às aulas será mais fácil para todo mundo!