O esporte tem caráter multidisciplinar e auxilia no desenvolvimento de valores que tratam do respeito ao ser humano, da solidariedade, e da coletividade. O esporte é também fenômeno cultural que influencia positivamente crianças, adolescentes e jovens que podem, no futuro, se tornar atletas profissionais de sucesso.
Mas as dúvidas surgem na hora de viabilizar a conciliação entre o esporte e o estudo. E a resposta é: não só é possível, como também é muito importante que ocorra.
Além de saudável, a prática esportiva contribui muito para melhorar a concentração, aliviar o estresse, a trabalhar em equipe, a ser pontual, a ser disciplinado e a conviver bem com os colegas.
As duas atividades conciliadas contribuem na formação ampla do individuo, porque o esporte quando bem conduzido se torna um poderoso instrumento educativo e os estudos são imprescindíveis para ampliar a visão de mundo que todo ser humano deve ter.
Para que o aluno tenha sucesso no esporte e no estudo é necessário um acompanhamento e o apoio da escola, do treinador e da família. Não basta ter apenas um bom desempenho no esporte é preciso também ter um bom rendimento em sala de aula.
O aluno-atleta deve ter uma organização de tempo para que a carga horária de treinamento não atrapalhe os momentos de estudo, equilibrando a agenda com as responsabilidades escolares.
Vale salientar, que o comprometimento, a dedicação e o esforço do aluno também são imprescindíveis, para que ele alcance o sucesso desejado. Para tanto é crucial elaborar uma grade de atividades organizada que respeite o tempo de cada indivíduo como aluno, se dedicando aos estudos, tendo tempo para conviver com a família e como esportista, porque isso reflete no bem-estar.
Cuidar da alimentação e preservar as horas de sono também garantem mais saúde e disposição para o aluno encarar todos os desafios do seu cronograma de estudos e treinos.
Ou seja, com a orientação certa e o apoio correto, o aluno-atleta tem todas as possibilidades de se desenvolver de maneira plena em todas as suas atividades.