O atual contexto de isolamento social e medidas restritivas de contato físico, sem dúvidas, a companhia de um animal de estimação é preciosa para aliviar os efeitos biopsicossociais da quarentena. A alegria e o afeto dos pets renovam nossas energias e nos ajudam a aliviar todo estresse do período.
Como sabemos, contudo, o abandono de animais, infelizmente, é uma realidade constante no Brasil, mas, nos dois últimos meses, o número bichos nas ruas aumentou muito. De acordo com dados divulgados pela Brigada K9, que é vinculada ao Corpo de Bombeiros da Bahia, esse índice cresceu em 800%, ou seja, uma quantidade alarmante.
De acordo com a Veterinária Sarah Ramos, da Clínica Renalmed, tal aumento se explica pela crise de saúde e de economia enfrentada pelo país. No início do mês, houve muitos boatos a respeito dos pets transmitem esse novo vírus, o que já foi desmentido por profissionais. Além disso, muitas famílias que possuem bichos de estimação estão passando por sérias dificuldades financeiras e, muitas vezes, por falta de condições para sustentar seus animais, recorrem ao abandono.
Para lidar com esse triste quadro, existem algumas ações práticas:
Informe-se!
No meio desse contexto de isolamento social, surgiu um projeto interessante, que é uma Central de Dúvidas a respeito de animais criada pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O intuito dessa central é esclarecer dúvidas sobre saúde dos bichos no contexto atual. Você pode entrar em contato pelo telefone: (71) 3283-6736, que tem atendimento de Segunda a Sexta das 8 às 16h.
Procure ajuda!
Existem muitas ONGs e instituições de proteção animal na nossa cidade. Listamos algumas delas para que você acionar, caso encontre algum animal abandonado. Além de relatar casos de abandonos, essas instituições recebem doações para se manter e dependem da nossa ajuda também. Através dos canais de comunicação de cada uma delas, você pode ver como colaborar.
– Abrigo Animais Aumigos
– Associação Brasileira Protetora dos Animais
– Instituto Patruska Barreiro
Além dessas instituições, no caso de animais doentes, há clínicas funcionando, como a Clínica Veterinária Renalmed (Av. Frederico Costa, 25, Brotas), atendendo pelo (71) 32337835.
Por fim, é importante destacar o valor da companhia e do cuidado animal neste momento tão difícil de isolamento social. Não devemos abandonar nossos bichinhos, que tanto nos acompanham com companheirismo. Em casos extremos, se realmente for necessário, entre em contato com uma instituição que possa acolhê-los. Esperamos, de coração, que esses abandonos sejam reduzidos e, por isso, estamos disseminando informações e ampliando essa rede de apoio.