“… Fazer amigos,
Mas amigos para valer!
Somos amigos,
Amigos do peito,
Amigos de vocês!”
Todo mundo mantém vínculos afetivos com colegas de escola ou mesmo guarda lembranças da época de conversas, das brincadeiras de pega-pega, das partidas de futebol na quadra ou no pátio do colégio, dos risos e gargalhadas no fundo da sala, do choro de um colega ao receber nota baixa da prova, dos conflitos compartilhados no horário do intervalo e dos trabalhos realizados em grupo. Enfim, guardamos na nossa memória afetiva momentos vividos e grandes amizades construídas no tempo de escola.
Cultivar amizades no ambiente escolar é tão necessário quanto tirar boas notas. Esses vínculos de amizade acontecem logo na infância e, sem querer, os pequenos formam as famosas “panelinhas”. Interesse, nível sociocultural, conhecimento prévio e até proximidade das casas podem influenciar nessa escolha. Mas existe uma questão de afinidade, inerente até na vida adulta. Não podemos impor que a criança tenha amigas inseparáveis (Joana, Bia etc.), que seja amiga de todo mundo, mas é indicado trabalhar questões como as diferenças e o respeito, mantendo-se a particularidade de cada um e um convívio harmonioso com todos.
As amizades são importantes para o desenvolvimento psicossocial das crianças e favorecem o convívio grupal. São os laços de afeto que nos sustentam a vida inteira. Laços estes que nos permitem conforto nos momentos tristes, dividindo nossas alegrias, aprendendo o sentido de cooperação, lealdade e solidariedade, permitindo um conhecimento mais aprofundado sobre si mesmo e sobre o mundo. O aprendizado é construído à medida que a criança amadurece e, nesse processo, ela aprende noções como limite, respeito, semelhanças e diferenças, competição e solidariedade. É um aprendizado construído à proporção que a criança amadurece e facilmente percebido no dia a dia de uma escola. E, com toda certeza, será levado para a vida toda na nossa memória e no nosso coração.
Suzy Matheus
Supervisora Geral Pedagógica do Integral Kids