É como que haja dificuldade na hora de compreender os temas de redação, pois, nas provas, exames e vestibulares, há inúmeros fatores que podem atrapalhar a sua interpretação. Por isso, trouxemos dicas de como identificar os elementos temáticos e não fugir do tema. Confira! O link está na BIO!

Para início de conversa, você já deve saber que a proposta temática do ENEM ou de qualquer vestibular não é composta por uma única palavra, mas sim por uma frase-tema.

Por isso, é fundamental entender cada um dos elementos temáticos, a fim de utilizá-los de maneira adequada na redação e não correr o risco de fugir totalmente ou parcialmente do tema. 

Nesse contexto,

tais elementos temáticos, de modo geral, têm as funções de palavra-chave principal e palavras-chave moduladoras – você também pode encontrar outras terminologias, como e , por exemplo. De toda forma, o foco central é sempre na palavra da qual você não pode fugir, de maneira nenhuma, e todo o resto é o caminho que deve ser seguido em torno do núcleo. Veja como é que funciona na prática:

Se você esquecer da perspectiva ou da especificidade, você fugirá parcialmente do tema e perderá muitos pontos na redação.

Chamamos isso de tangenciamento do tema. Se você esquecer do núcleo temático, vai zerar o texto e anular seu exame ou vestibular. Logo, esses detalhes e dicas de identificação dos elementos são primordiais!

Por fim,

preciso lembrar que esses elementos temáticos devem estar presentes já na introdução. Contudo, para apresentá-los, você pode usar sinônimos ou ideias/expressões que representem as ideias do tema. Fazendo isso, você com certeza não vai fugir do tema, pois contemplará cada aspecto da proposta.

Enviado com sucesso!