O sono é uma atividade fundamental da fisiologia humana para fortalecimento da qualidade de vida. Além do descanso, é consenso entre os profissionais de saúde que, durante as horas de sono, nosso corpo trabalhar para equilibrar nossos sistemas e garantir a eficiência da nossa imunidade. Por isso, dormir as oito horas recomendadas pelos especialistas não é um exagero.
Benefícios do sono regular
1. Quando dormimos, produzimos o hormônio leptina, que é o responsável pela sensação de saciedade alimentar. Nesse sentido, pessoas que dormem pouco tendem a ter maior vontade de comer e podem ser mais propensas à Obesidade.
2. A insônia e as noite mal dormidas provocam estresse e aumentam a intolerância e impaciência no dia a dia das pessoas, logo se ela também a pressão sanguínea. Isso pode causar Hipertensão a médio e longo prazo.
3. Durante o sono, produzimos as proteínas responsáveis pelas conexões neurais. Por isso, quem dorme bem tem maior capacidade de aprender novos conteúdos e armazenar informações, ou seja, melhor memória.
Precisamos investir mais no sono de qualidade e cuidar da nossa saúde, sobretudo em períodos de pandemias e doenças virais. A seguir, veja algumas dicas que separamos para você dormir bem.
Dicas para dormir melhor
1. Deixe um livro da cabeceira da cama. Vinte a 30 minutos de leitura são suficientes para estimular o sono, além de construir repertório sociocultural com bons livros.
2. Evite que dispositivos eletrônicos estejam próximos de sua cama, tais como celulares, computadores ou televisores. Esses tipos de mídia costumam ser estimulantes e não relaxantes para que você adormeça.
3. Evite bebidas com cafeína, guaraná e excessos de comidas antes de dormir. Estomago cheio e sono podem gerar má digestão e, desse modo, seu corpo não terá o descanso merecido.
4. Pratique atividades físicas com regularidade, pois o gasto de energia incentiva o seu corpo ao descanso no final do dia, facilitando que você pegue no sono mais rapidamente ao deitar na cama.
5. Mantenha sua rotina de dormir e acordar em horários parecidos mesmo nos finais de semana, feriados ou férias. Isso ajudará o seu corpo ao descanso devido e, quando você esquecer dele, seu próprio metabolismo vai te lembrar que é preciso dormir.