O Colégio Integral foi destaque nesta matéria no jornal Correio* do Caderno Especial de Educação, que saiu dia 11.12.
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Já se foi o tempo em que os principais equipamentos utilizados pelos professores nas salas de aula eram o giz e o quadro negro. Em Salvador, muitas escolas já trabalham com ferramentas que vão muito além das tradicionais, com o objetivo de facilitar o aprendizado dos alunos e tornar o processo de transmissão e produção de conhecimento mais interessante e atrativo para os jovens.
No Colégio Sartre, alguns dos recursos já aproveitados são lousas eletrônicas para turmas a partir do 6º ano, equipamentos multimídia em todas as salas, conteúdo das aulas em CD-ROM e aulas 3D. Os alunos também contam com revisão online de conteúdos e o plantão online, disponível para os alunos do Ensino Médio.
Robótica
Nos colégios Anchieta e São Paulo, os alunos contam com a disciplina Aplicação de recursos tecnológicos facilita aprendizado Robótica. Enquanto na maioria das escolas as atividades ligadas à área fazem parte de ações desenvolvidas nas disciplinas de matemática e ciências,
no Anchieta e no São Paulo a robótica está inserida na grade curricular para
os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de facilitar o aprendizado em outras disciplinas.
Já no Colégio Integral, o ensino é potencializado pelo uso de data-show em todas as salas de aula e acesso à Internet wi-fi com banda larga. Outra tecnologia é o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que permite ao professor ter sua própria sala virtual para adicionar
apostilas, gabaritos, exercícios e vídeos, além de laboratório de fotografia, estúdio de rádio e TV e uma sala 3D. “Não utilizamos a tecnologia por modismo. Buscamos nessa ferramenta desafios que estimulem os nossos alunos”, afirma o professor e diretor Luís Rocha.