Nossa coordenadora pedagógica Ana Cláudia concedeu uma entrevista para o A Tardinha.
Ela foi divulgada no sábado, 25.02. Confira!

1. Quais são os principais maus-hábitos adquiridos durante as férias?

R: Nas férias as crianças costumam sair da sua rotina, quando os pais “liberam” alguns hábitos como dormir tarde, passar muito tempo assistindo TV, não ter horários para as refeições, banhos, etc.

2. Como fazer que uma criança que passou as férias grudada no vídeo game se desvencilhe dessa rotina e volte à rotina normal de estudos?

R: Cabe aos pais em parceria com a escola atribuírem uma nova rotina, levando em conta o tempo e as limitações da criança.

3. Como equilibrar o tempo passado em frente à TV com as tarefas de casa?

R: Assim como na escola, em casa a criança deve ter sua rotina diária onde os pais serão os responsáveis, estabelecendo acordos e combinados. É importante que a criança adquira seu amadurecimento e tenha as suas responsabilidades.

4. E os livros? Como as crianças podem redescobrir a leitura e a escrita depois de quase dois meses longe das letras?

R: A leitura deve ser algo prazeroso, o educador deve ser um motivador para cada descoberta deste mundo mágico, proporcionando ao aluno sempre uma “linda viagem pela imaginação” com isto, será sempre um prazer descobrir e redescobrir as letras e conseqüentemente a escrita.

5. O computador e a internet podem ajudar nessa readequação?
R: O uso da Internet vem como uma ferramenta  e/ou suporte do professor como um dos recursos de informações, por isso é interessante sim que ele apresente como sugestão de pesquisas  mas não se detenha apenas deste mecanismo. É importante levar o aluno a aprender, a ver além, instigar e aguçar o que está pesquisando.
6. O sono: É comum que crianças, principalmente as que estudam cedo, aproveitem as férias para tirar o atraso e durmam até tarde. O que fazer para que a volta às aulas e o despertar cedo não se tornem um martírio diário? Não é para os pais jogar água fria, né?

R: Rsrs… Claro que não, é interessante que dentro da “rotina de casa” os pais estabeleçam também um horário para dormir, para que as crianças acordem mais dispostos e tranqüilos. Vale lembrar que isto acontece com freqüência nas escolas, as crianças se atrasam, perdem horários e cochilam em sala. Caso a criança tenha um soninho a tarde é importante que durmam por no máximo 2 horas, para não interferir  no sono da noite.

7. É recomendável que as crianças levem brinquedos, video-games, para a escola como uma maneira de não se desvencilhar da diversão das férias. Até que ponto isso é saudável para o aprendizado?

R: As crianças podem levar entre outros brinquedos ou jogos, o vídeo game sim, mas sempre respeitando os dias e combinados estabelecidos pela turma e  professora,  não que seria como uma “maneira de não se desvencilhar das ferias”, mas entendo que  o brincar  é importante e fundamental em cada etapa do ensino e aprendizado. Contudo é necessário a disciplina e limites em todo este processo. Na escola existem os momentos deste brincar, interagir e socializar que será sempre saudável para o aprendizado.

8. E os professores: como podem identificar que certos alunos ainda não voltaram ao ritmo normal de produção e como eles podem ajudá-los?

R: É importante saber, que cada aluno tem seu ritmo e maturidade, até mesmo para o retorno das férias existem as crianças que entram na rotina da escola com mais tranqüilidade e amadurecimento e outras que demoram um pouco mais.  O ideal é que o professor esteja atento e sinalize aos pais caso a produção não alcance o esperado, para que juntos possam rever algumas medidas necessárias.

9. Durante as férias é normal também que as crianças mudem a alimentação: Comer besteirinhas e doces a todo instante enquanto assistem um desenho no tv ou jogam vídeo game. Como reeducá-los quanto aos horário e à qualidade do lanche?

R: Isto é um probleminha sério!! Muitas  escolas já  trabalham com o projeto do Lanche Saudável,  onde são apresentadas para as diferentes faixas estarias, várias propostas de alimentos ou receitas saudáveis, isto é um bom estimulo para a re educação alimentar  pois com a participação no preparo de algumas receitas acontece um maior  envolvimento e motivação para mudanças de hábitos e horários.

Costumo fazer o combinado da “sexta livre” quando libero algumas guloseimas, isto tem dado um resultado bacana!

10. Como as crianças podem mudar a percepção recorrente de que a volta às aulas é um martírio?

R: Quando as crianças se sentirem FELIZES no espaço escolar!  Pensando  nos quatros  pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer,aprender a viver com  os outros, aprender a ser. Evoluir do ser humano para a pessoa – nascemos todos iguais, quando evoluímos no sentido ético formamo-nos como pessoas, desenvolvendo a nossa personalidade, conseguindo reagir com capacidade de autonomia, através da educação integral.

A escola deve ter um ambiente tranqüilo, lúdico, sociável, agradável, harmonioso, organizado e motivador, bem como dispor de profissionais competentes e alegres que acolham as crianças com dedicação, carinho e atenção. Com isto os “pequenos” sentirão muito mais prazer e não será um martírio a volta às aulas.

Por: Ana Cláudia Pires – Pedagoga  e Psicopedagoga UESC/UESB – Coordenadora Pedagógica do Tempo Integral  – Colégio Integral Kids

 

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