Dialogando

Página Inicial > Dialogando > Dicas para estudar com aulas online
Artigos 31/03/2020

Dicas para estudar com aulas online

  • Colégio Integral
  • Por Colégio Integral

Estudar em casa parece fácil, mas exige dedicação, disciplina e força de vontade. Com o isolamento social devido à pandêmica do COVID-19, nossos estudos estão, ainda mais, adaptados às aulas e às atividades online e, por isso, para ajudá-los a organizar a rotina de estudos de forma mais eficiente sempre que precisar, confira 5 dicas fundamentais para não acumular as matérias.

1. Estude sempre no mesmo lugar da casa

O ambiente é importante para sua concentração. Primeiro, é essencial que você escolha um lugar de estudos e utilize esse mesmo lugar todos os dias. Assim, sua mente internalizará que aquele espaço possui uma função específica dentro da sua rotina em casa. Se você estudar no mesmo lugar que dorme, por exemplo, é provável que sinta sono durante as aulas online e estudos. Então, reserve um ambiente da sua casa ideal para sua necessidade de organização dos materiais (livros, notebook, tablet, celular, caderno…) e confortável para você se concentrar.

2. Planeje seu cronograma e sua meta diária

O planejamento é fundamental para organizar as matérias e não deixar que nada se acumule. Faça uma programação semanal: matérias, capítulos, conteúdos, estabelecendo suas metas diárias. Cumpra, acima de tudo, os horários das LIVES, postagens dos vídeos por parte dos professores e as aulas online. Estude sempre na mesma hora todos os dias, pois é preciso ter disciplina. Use lembretes visíveis, marque o que já foi estudado e se estimule diariamente ao perceber que está avançando nos estudos. A constância é fundamental para dar conta de tudo.

3. Faça pausas entre as atividades

Não ache que estudar sem parar é sinônimo de concentração. Para absorver os conteúdos, sua mente também precisa de descanso. Estabeleça, com alarmes ou despertadores, horários para beber água, ir ao banheiro e fazer um lanche. Respire, interaja com as pessoas que moram com você, levante-se para o sangue circular melhor no corpo e depois volte para os estudos até finalizar a demanda do dia.

4. Você se conhece, então evite distrações

Sem dúvidas, o maior vilão contemporâneo dos seus estudos é o celular. Se você já sabe disso, por que deixá-lo perto? Em caso de uso do celular para as aulas online, pesquisas ou buscas na internet, desative ou silencie as notificações de redes sociais. Use o celular apenas quando for necessário aos seus estudos. Logo, se for possível, explore seus livros e módulos, deixando para fazer pesquisas na internet apenas ao final de cada conteúdo.

5. Não fique com dúvidas, peça ajuda

Quando as aulas são online e ao vivo, é possível que você tire dúvidas com um tutor ou professor via internet, mas se você estiver estudando sozinho(a), peça ajuda de quem está na sua casa. Nem sempre seus pais ou responsáveis vão lembrar dos conteúdos que há muito tempo estudaram, mas eles podem te ajudar a buscar respostas com amigos ou familiares que entendem do assunto, ou até mesmo conduzir sua pesquisa na internet, evitando que você se distraia com outros elementos no mundo virtual. A busca por conhecimento une sempre as pessoas.