Texto escrito pela nossa supervisora pedagógica, Suzane Matheus, confira.

“É preocupante como a prática da leitura está sendo desenvolvida na escola, produzindo leitores deficientes e até mesmo aversos ao ato de ler.

Esta prática normalmente é baseada em concepções errôneas da linguagem, que não é vinculada ao seu uso cotidiano produzindo, assim, conceitos limitados e incoerentes para desenvolver bons leitores.

Esta concepção falha foi passada de geração em geração, sem haver uma reflexão em relação aos processamentos cognitivos que sofre o leitor, e por isso não possibilita o desenvolvimento de habilidades e estratégias de leitura para que o leitor consiga depreender o sentido do texto e assim se tornar um leitor proficiente.

Portanto, é importante o aprofundamento nos processos cognitivos para poder compreender a relação entre sujeito-leitor e o texto, enquanto objeto a ser apreendido para, assim, construir uma prática pedagógica adequada e bem fundamentada, visando ao aprimoramento e desenvolvimento da atividade de metacognição. Atividade esta que permite a reflexão sobre o próprio saber. Sendo assim, o leitor assume uma nova relação com o texto, tornando-se ativo, à medida que impõe objetivos e cria hipóteses, atividades metacognitivas fundamentais para a compreensão textual.

Quando o leitor determina objetivos, a leitura torna-se mais clara e acessível, fixando as informações contidas no texto, facilitando também a formulação de hipóteses, o que permitirá um levantamento do conteúdo e sua estruturação dando maiores possibilidades para a percepção do tema.

Para que todas essas ações sejam realizadas e haja realmente uma compreensão textual, é necessária a utilização do conhecimento prévio, isto é, o conhecimento adquirido desde que o sujeito nasce e é acumulado durante toda a sua vida, podendo ser classificado em conhecimento linguístico, conhecimento textual e conhecimento de mundo.

O conhecimento linguístico é aquele que abrange o conhecimento de pronúncia da língua, seu vocabulário, suas regras e o seu uso.

Quanto ao conhecimento textual é o conjunto de noções e conceitos sobre o texto, já o conhecimento de mundo que pode também ser chamado de conhecimento enciclopédico é aquele adquirido de maneira formal ou informal, que abrange o domínio do conhecimento simples ao mais complexo, ou seja, aquele conhecimento adquirido na interação social, cultural e livresca.

Com esta visão de conhecimento surge uma nova perspectiva para a prática de leitura, ao qual permite o engajamento ativo e eficiente no mundo da leitura, tornando este ato, um ato de crescimento e prazer.”

 
Suzane Matheus
Supervisora do Colégio Integral Kids
Graduação em Pedagogia, Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Pós-graduação e Formação do Professor Alfabetizador; Leitura e Escrita.
Especialização em Literatura Infantil e Educação Infantil.

Enviado com sucesso!