Dialogando

Página Inicial > Dialogando > Como cuidar da saúde mental na quarentena?
Artigos 20/04/2020

Como cuidar da saúde mental na quarentena?

  • Colégio Integral
  • Por Colégio Integral

A humanidade está vivendo um período desafiador e repleto de mudanças por causa da pandemia do COVID-19. Com a necessidade imediata de adaptação, temos sofrido em nossas rotinas, o isolamento social e todo este cenário de incertezas quanto ao futuro. Essas e outras questões são altamente estressoras e podem causar ansiedade, angústia, medo, raiva, depressão, comprometendo nossa saúde física e mental e, por isso, precisamos nos cuidar.

Segundo o Psicólogo Eduardo Santos do Grupo Arvorar de Desenvolvimento Humano, “Precisamos estar atentos quanto aos sinais de sobrecarga emocional: aos nossos sentimentos, que são importantes aliados neste momento pois são verdadeiros mensageiros e nos ajudam a cuidar de nossa integridade física e psíquica. Então, escutar a si mesmo é o primeiro passo para chegar às medidas que precisamos tomar para um autocuidado eficaz. Isso vale também na relação com o outro, com nossos filhos e filhas, com as pessoas com quem interagimos cotidianamente. O primeiro passo é abrir-se para uma escuta atenta, amorosa e acolhedora. Só então podemos definir as melhores estratégias a adotar para lidar com a situação”.

Nesse sentido, confira alguns aspectos importantes para cuidar da sua saúde mental em tempos de quarentena.

1. Use a tecnologia para ficar perto das pessoas que você ama

Embora a maioria das pessoas estejam confinadas com algum familiar, a saudade dos amigos e de pessoas queridas é inevitável. Estamos acostumados a eventos sociais e isso também pode nos colocar para baixo. Crie chamadas de vídeo com pessoas que você gosta de conversar, experimente compartilhar coisas da rotina, como fotos e vídeos de refeições ou atividades físicas. Os vínculos afetivos são fundamentais para nosso equilíbrio emocional.

2. Evite o consumo excessivo de informações

Com a Globalização e universalização das informações, diariamente estamos expostos a notícias, boletins quantitativos e matérias sensacionalistas que geram histeria coletiva e nos afetam negativamente. Reduza o tempo que você passa em redes sociais, evite consumir essas informações no início do dia, pois isso afeta toda sua energia para as atividades cotidianas. Informe-se, mas sem excessos e, assim, evite dados à saúde mental.

3. Para uma mente sã, um corpo são

Nosso corpo e nossa mente precisam estar em equilíbrio e, para isso, é fundamental que, dentro de sua realidade, você consiga manter bons hábitos alimentares e movimentar seus músculos e liberar endorfina. Se gosta de dançar, faça uma playlist e liberte seu corpo. Se prefere relaxar, há muitos sites com exercícios e aulas de yoga disponíveis. Se prefere tonificar músculos, muitos profissionais estão dando dicas caseiras de exercícios de musculação. Alongue-se e fique atento(a) aos sinais de estresse do seu corpo, tentando evitá-los com uma rotina simples e movimentos.

Por fim, se sentir necessidade, não hesite e procure ajuda profissional. Há muitas iniciativas de terapia online e grupos de apoio. Conheça, inclusive, o Grupo Arvorar em Salvador através das redes sociais (Facebook e Instagram).

Prezados Pais e Responsáveis,

Em função da Pandemia do COVID 19, e por determinação legal, adotamos o afastamento social como medida preventiva.

Por essas razões, não estamos realizando atendimento presencial e nem telefônico.

Caso desejem entrar em contato com o Colégio, pedimos que enviem uma mensagem através do canal Fale Conosco.

Colégio Integral agradece a compreensão.

Estamos juntos no Combate ao COVID 19.