As tarefas escolares fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, são extremamente importantes e representam a oportunidade de autoaprendizagem e crescimento pessoal do aluno. Para pais e professores, é uma maneira de acompanhar o desenvolvimento da criança.
A criança precisa desde cedo ser estimulada a problematizar os conhecimentos. “O que eu aprendi hoje”?, “O que eu não entendi?”
ou “O que eu gostaria de saber mais?”, são algumas das perguntas que o aluno pode se fazer quando se depara com os deveres de
casa.
O problema é que nem sempre pais e alunos se dão conta disso e acham que a rotina de estudos acaba na porta da escola, depois
que toca o sinal da saída. Não é bem assim. Os estudos não só devem continuar em casa, assim como é importante que os pais
auxiliem os filhos nas tarefas – o que não significa fazer os deveres deles.
As funções da lição de casa são sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos. Analisando os exercícios que os alunos resolvem sozinhos em casa, o professor pode descobrir quais são as dúvidas de cada um e trabalhar novamente os pontos em que eles apresentam mais dificuldades.
Além de ajudar o trabalho do professor, a lição de casa é uma maneira de os pais saberem o que vem sendo ensinado na escola.
Acompanhando as tarefas, é possível saber o que o filho está aprendendo, e em quais disciplinas ele tem mais dificuldades e se precisa ou não de aulas de reforço.
Benefícios da lição de casa:
Para o aluno = faz com que ele enfrente desafios pedagógicos fora do contexto escolar, além de ajudá-lo a construir uma autonomia, a estabelecer uma rotina e a melhorar a capacidade de organização.
Para o professor = permite verificar quais são as dificuldades e deficiências dos alunos e, consequentemente, tentar saná-las com atividades de reforço.
Para os pais = é uma maneira de acompanhar o que está sendo ensinado na escola do filho.
Existem três tipos diferentes de lição: aquela que sistematiza conhecimentos, a lição preparatória para a aprendizagem e a lição de aprofundamento. As três servem a objetivos diferentes, mas são igualmente importantes. Por isso, a lição de casa não deve ser vista apenas como uma obrigação, mas sim como uma parte fundamental dos estudos que, se for deixada de lado, pode comprometer o aprendizado.
De que forma os pais podem ajudar os filhos?
A lição de casa é uma tarefa que o aluno deve fazer sozinho, pois é através dela que os professores perceberão as dificuldades dos alunos e poderão ajudá-los. Mas isso não significa que os pais devem ficar de fora da rotina de estudos.
Os pais devem participar da vida escolar, sem dúvida. É importante conversar sobre o que os estudantes aprenderam na escola, fazer uma leitura conjunta do jornal, demonstrar curiosidade em relação à rotina de estudos. Eles podem, inclusive, ajudar a tirar dúvidas se tiverem prazer nisso, mas não devem fazer os exercícios pelo filho.
O segredo é ajudar sem oferecer respostas prontas. Um exemplo: quando a criança não sabe a grafia de uma palavra, os pais podem orientá-la a buscar a palavra no dicionário, mas nunca dizer imediatamente o que ela significa. Outras atitudes que podem ajudar o filho sem comprometer o aprendizado são levá-lo até uma biblioteca ou orientar uma pesquisa na internet. O mais importante é acompanhar, saber se a lição está sendo feita ou se o filho está tendo problemas. Também é interessante incentivar o aprendizado.
Se a criança está estudando os diferentes tipos de árvores, uma boa ideia é levá-la a um parque para observar a vegetação. Os adultos não estão proibidos de compartilhar o conhecimento com as crianças, mas também não devem sentir-se obrigados a fazê-lo. O ideal é que os pais não façam pela criança aquilo que ela tem condições de realizar sozinha, mesmo que o produto não corresponda à expectativa dos adultos.
E quando a criança tem dificuldades para cumprir as tarefas?
Quem tem filhos em idade escolar provavelmente já deve ter vivenciado cenas em que a criança simplesmente se recusa a fazer a lição de casa ou que simplesmente não consegue terminar a lição.
Em situações como essas, os pais devem tentar entender por que o filho tem dificuldade ou pede ajuda constantemente ao fazer os exercícios propostos para casa. Também vale a pena conversar com a escola para tentar descobrir se o aluno tem algum problema de aprendizado. No entanto, independentemente do tipo de problema que o aluno está tendo, é muito importante que ele entenda o valor coletivo da lição. Se um estudante deixa de fazer os exercícios que a professora propõe para casa, a classe inteira pode ser prejudicada.
Os pais também têm que ser pacientes e jamais criticar a criança ou adolescente quando ele errar algum exercício. Nunca se deve repreender a criança quando ela comete um erro. Isso faz parte do aprendizado. Chamar de burro ou incompetente, então, nem pensar.
Haverá situações em que seu filho poderá fazer perguntas sobre determinadas disciplinas que você não saberá responder. Nessas horas, seja sincero, diga que não se lembra ou não sabe a resposta e faça uma pesquisa conjunta com a criança. A hora de fazer a lição de casa também pode ser um momento de compartilhar dúvidas.