Dialogando

Página Inicial > Dialogando > Tempo para cada coisa
Notícia 11/01/2019

Tempo para cada coisa

  • admin
  • Por Colégio Integral

Estabelecer uma rotina de atividades para a criança gera organização para a vida diária e ajuda a evitar situações de estresse. É importante lembrar que elas não devem se sentir sobrecarregadas e necessitam de momentos de brincadeiras, descanso e realizar atividades sem programação antecipada.

Uma criança organizada externamente tem muito mais capacidade de se organizar também internamente. Do mesmo modo, quanto menos idade tiver a criança, mais importantes são as atividades rotineiras.

Além disso, ter programado em casa os momentos para estar com a família, tomar banho, estudar, fazer as refeições e brincar contribui para a construção de uma relação familiar mais saudável e harmônica.

Ao determinar como serão os dias dos seus filhos dê preferência a uma agenda com menos atividades para conseguir dar conta de tudo, em lugar de horários apertados, sem tempo para diversão.

Ter uma rotina pré-determinada também os ajuda a aprender a dividir melhor o seu tempo e desenvolver um maior senso de organização. É imprescindível que, ao definir o cotidiano dos filhos, os pais pensem primeiro nas individualidades de cada um.

É importante, até mesmo, que os filhos tenham autonomia para escolher o que querem fazer, eventualmente, dentro da própria rotina. À medida que eles vão amadurecendo, deve ser concedida cada vez mais autonomia.

Porém, não se desespere se a programação sair dos eixos de vez em quando. Imprevistos acontecem e é essencial ter jogo de cintura para que o dia transcorra bem, mesmo fora do que foi planejado.

Por fim, a importância básica da rotina é gerar segurança e previsibilidade para a criança. Por isso, deve ser uma referência e não uma regra imutável. Essa é uma ferramenta que ajuda pais e educadores no cotidiano das crianças sendo fundamental em seu desenvolvimento e formação enquanto cidadãos confiantes e responsáveis.