Dialogando

Página Inicial > Dialogando > Período Integral
Artigos 16/10/2017

Período Integral

  • admin
  • Por Colégio Integral

Sabe o que há em comum entre os países que são referências em educação, como a Irlanda, a Finlândia, a Coreia do Sul? Nessas nações, os alunos ficam a maior parte do dia no colégio, participando do ensino de período integral.

Preocupados cada dia mais com a educação dos filhos, as famílias que não têm disponibilidade para atender as necessidades das crianças buscam colégios que ofereçam o período integral, novo programa de educação, disponível para aquelas que optam por mais tempo no colégio, preenchido com atividades complementares que permitam o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Uma criança que fica em casa, acompanhada por pessoas sem preparo específico, dificilmente, usará o tempo livre para os estudos. As chances de permanecerem ociosas, assistindo televisão ou brincando com jogos eletrônicos, são grandes. Dessa maneira, conciliar as necessidades do trabalho com as responsabilidades familiares tornou-se um dos maiores desafios das famílias atuais.

Ao optar por um colégio de período integral, os pais se libertam da dependência de um só profissional, não se preocupando com possíveis atrasos ou ausências. Além disso, a lei que regulamenta o trabalho dos empregados domésticos trouxe custos adicionais no orçamento familiar.

O período integral potencializa o desenvolvimento da autonomia e da criatividade, privilegiando sempre o cuidado, o carinho e a segurança dos alunos.

As crianças que frequentam o período integral têm acesso a uma rotina prática de atividades lúdicas e esportivas. O almoço e lanche são elaborados por nutricionista e acompanhados por profissionais que os ajudam na criação de hábitos saudáveis, tão importantes na vida dos pequenos.

Acompanhados por profissionais de educação que os estimulam nos procedimentos, os alunos desenvolvem as atividades de casa com colegas da mesma faixa etária, possibilitando oportunidades de socialização e intervenção nos conhecimentos adquiridos. Nesse cenário, as crianças iniciam a construção de vínculos de amizade de forma prazerosa e divertida.

Mais que um programa de educação, o período integral reorganiza espaço e conteúdos, além de tornar-se um recurso de segurança na vida das famílias que precisam trabalhar com tranquilidade, deixando os seus tesouros em ambiente saudável, confortável e promissor com “ares de casa”.

 

Kátia Maria Ribeiro

Coordenadora do Período Integral