Dialogando

Página Inicial > Dialogando > O envolvimento da criança com o meio ambiente
Notícia 05/06/2018

O envolvimento da criança com o meio ambiente

  • admin
  • Por Colégio Integral

Quanto mais cedo a criança se envolver com as questões ambientais, maiores são as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar desde cedo, observando e explorando o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, com atitudes de conservação.

Uma das melhores formas de estimular e começar uma educação ambiental e uma proximidade com a natureza é introduzindo temas como o cuidado com o nosso próprio ambiente, com o próximo, o respeito à natureza e, acima de tudo, o amor.

Não jogar lixo no chão, fechar a torneira para escovar os dentes, cuidar das plantas são atitudes simples e presentes na rotina de muitas famílias. As crianças observam atentamente cada ação realizada pelos adultos e absorvem muito mais informações através da visão do que por qualquer outro sentido. E esse é o primeiro passo para se iniciar a conscientização dos pequenos, no que diz respeito à sustentabilidade.

Hoje a preservação do meio ambiente tem sido foco em todo o mundo, mobilizando indivíduos, empresas, organizações e governos, o que facilita a propagação de informações sobre o meio ambiente e os perigos e riscos que ele corre e que estão relacionados às ações humanas e as consequências destas ações.

Ensinar sobre a preservação do meio ambiente para crianças exige técnicas e atividades que despertem o lúdico, a curiosidade, criatividade e interação de forma divertida e descontraída. Uma ideia que pode ser adotada em família é a visita a reservas ecológicas, áreas de proteção ambiental e zoológicos, onde as crianças podem participar e colocar em prática o que aprendem sobre o cuidado com as plantas e animais.

E é assim, em cada nova descoberta, que os pequenos vão entendendo aos poucos o quanto a natureza é importante e o quanto ela precisa da contribuição de todos nessa missão pela vida.