Dialogando

Página Inicial > Dialogando > Movimento Maker na Educação: conheça essa novidade!
Notícia 09/08/2018

Movimento Maker na Educação: conheça essa novidade!

  • admin
  • Por Colégio Integral

O Movimento Maker traz o entendimento de “colocar a mão na massa” e do dito popular de “é na prática que se aprende”. A ideia principal é criar espaços inovadores de aprendizagem que possibilitem experiências ativas e transformadoras.

Esse movimento é capaz de inspirar criações incríveis de alunos de todas as idades ao redor do mundo. Pois, ser um criador/inventor melhora a experiência de aprendizado, com base na imaginação dos alunos, além de aliar o conhecimento com a aplicação física. Em lugar de os alunos lerem as respostas, eles são incentivados a cria-las.

Essa ferramenta auxilia no processo educacional interligando criatividade, tecnologia e aprendizado de forma lúdica, por meio da experimentação, com foco no desenvolvimento de talentos, competências, habilidades e autonomia.
A educação “mão na massa” valoriza mais o processo pelo qual o aluno passa do que o produto final, pois o mais importante da educação maker é tirar das “caixinhas” as disciplinas e demonstrar que física, matemática, história, biologia, geografia, entre outras matérias, estão todas interligadas e conectadas.

Além disso, são inúmeros diferenciais que um aluno que teve a oportunidade de participar de projetos científicos, ainda no ensino fundamental, terá quando estiver na universidade. Refletindo já sobre o mercado de trabalho, esse mesmo indivíduo que teve a sua criatividade e conhecimento estimulados por meio de projetos maker, seguramente estará à frente de candidatos que
não tiveram esse estímulo no período escolar.

Alguns dos principais benefícios da educação maker, são:

1. Estimular a aplicação do conhecimento teórico na prática;

2. Desenvolvimento de habilidades como trabalho em grupo e
empreendedorismo;

3. Estimular a criatividade, o pensamento crítico para gerar novas ideias;

4. Desenvolver competências e habilidades diversas;

5. Aumentar o engajamento dos alunos na aprendizagem.

Portanto, um espaço com todos esses benefícios dentro da escola garante um ambiente personalizado, no qual os alunos podem expressar toda a sua criatividade e participar de experiências que permitem que eles usufruam de todos os benefícios que o Movimento Maker é capaz de agregar ao aprendizado.