Hélio Rocha

1923
1923

Nascimento

Nasceu em Salvador. Fez o curso primário em escolas particulares de Salvador.

1936
1936

Exame de Admissão

Fez o Exame de Admissão para o Ginásio da Bahia onde realizou o curso ginasial de cinco anos conforme a lei de então.Enquanto cursava o Ginásio da Bahia, dedicou-se, também, ao ensino particular de alunos que se preparavam para fazer o rigorosíssimo Exame de Admissão.

1941
1941

Grandes Professores

Grandes Professores

Foi residir no Rio de Janeiro. Fez o curso clássico no conceituado Colégio D. Pedro II, onde foi aluno do notável poeta Manuel Bandeira e de José de Oiticica “magister dixit” da língua portuguesa, famosíssimo na época devido à publicação da “Teoria do Complemento” na Sintaxe Portuguesa. Este período propicia sua ida frequente às conferências da Academia Brasileira de Letras,permitindo o forte convívio com as celebridades literárias da época.

1943
1943

Vestibular

Fez o vestibular na Faculdade Nacional de Filosofia (Curso de Ciências Sociais) que aprovou apenas oito candidatos, dos quais o próprio Helio Rocha. Foi aluno de professores célebres como Djacir Menezes, verdadeira enciclopédia em Sociologia, de Jacques Lambert, professor parisiense, que lecionava em francês e de Luís Aguiar Costa Pinto, baiano, radicado no Rio e já celebridade em Sociologia. Nesta oportunidade, surgiu a sua determinação de lecionar Sociologia.

1947
1947

A Palestra

Ainda no Rio de Janeiro, Hélio Rocha faz uma palestra representando, os jornalistas do Brasil para o casal Juan e Eva Perón, que voltava da Europa de navio.

1948
1948

Centros Culturais da Juventude

Ligado aos Centros Culturais da Juventude, passou três anos fazendo palestras desde Manaus até Porto Alegre, na época dos extremismos ideológicos que combatia intensamente, estimulando as referências culturais brasileiras. Escreveu vários opúsculos contra o totalitarismo. Sempre católico e defensor de um nacionalismo cristão.

1960
1960

Casamento e filhos

Casamento e filhos

Casou-se com D. Antônia Lucia Souza Rocha, com a qual teve três filhos naturais e 2 filhos adotivos, e que completariam 50 anos de casados, não fosse o recente falecimento da mesma. Nesta ocasião, Hélio Rocha dirigiu a Revista Afirmação na qual escreveram nomes, hoje, de destaque nacional e intelectual, como Caetano Veloso, Capinam, Haroldo Lima, Cyro de Matos, entre outros.

1968
1968

Pofessor na UnB

Pofessor na UnB

Foi convidado para lecionar na UnB, juntamente com Machado Neto e Carlos Costa, formando um grande span de baianos nas disciplinas de ciências políticas, filosofia da história, sociologia da educação, etc. Nesta oportunidade, Hélio Rocha foi convidado, também, por Dom Clemente Silva Nigra para compor sua equipe no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) funcionando no próprio Ministério de Educação. Foi o momento dos Convívios intelectuais com as celebridades da época, como o poeta Carlos Drummond de Andrade e o célebre Afonso de Taunay, historiador dos bandeirantes paulistas etc.

1974
1974

Curso e Colégio Nobel

Funda o Curso e Colégio Nobel que viria a ser a maior instituição educacional particular da Bahia com quase 10.000 (dez mil) alunos.

1978
1978

Curso Integral e Faculdade Hélio Rocha

Funda a Sociedade Integral de Ensino, composta pelo Curso e Colégio Integral e pela Faculdade Hélio Rocha, juntamente com seus familiares, retomando a sua “visão pedagógica, e mantendo- se firme e ético nos 28 anos que se seguiram até hoje.

2017
2017

Atualmente

Hélio Rocha faz conferências, escreve artigos e ensaios das suas especialidades nas várias publicações do Colégio Integral e da Faculdade Hélio Rocha, todas envolvendo o processo de conscientização dos educandos e dos educadores. São 70 anos de magistério, assistindo ao desfile das gerações, das reformas e do pensamento pedagógico, mas com uma grande certeza: todo aluno é uma carta que precisa chegar ao endereço certo para não ser extraviada. O professor é este mensageiro que garantirá a sua entrega.

Em comemoração aos 90 anos do Professor Hélio Rocha, foi produzido um livro com sua biografia e um documentário.
Para conhecer mais sobre essa mente brilhante, clique abaixo e baixe o livro completo.