Dialogando

Página Inicial > Dialogando > A importância das férias para a aprendizagem
Artigos 26/06/2018

A importância das férias para a aprendizagem

  • admin
  • Por Colégio Integral

Hoje em dia as crianças e adolescentes têm uma rotina cheia de compromissos e atividades, seja na escola, nos cursos de línguas, artes, informática, na prática de esportes, com consultas médicas, enfim. São tantos horários a cumprir na agenda que parecem adultos com uma vida corrida.

Com tempo livre menor para brincar e vivenciar a infância e a adolescência, muitas vezes, passando por pressões que elas ainda não estão aptas, as crianças e os jovens podem se tornar estressadas. Por isso, mesmo quando não estão de férias, é muito importante que elas dediquem parte do seu dia ao descanso mental e às brincadeiras e atividades preferidas. Para que haja mais espaço para o sonho, para a imaginação, para a música, para somente, brincar e fantasiar.

As férias são o período para ter horários menos rígidos, acordar mais tarde, tomar um café da manhã mais demorado, ficar mais tempo com a família, curtir os amigos e se divertir. Com mais tempo para o descanso e para brincar, as crianças apreendem tudo aquilo que estudaram na escola, pois as brincadeiras e momentos de lazer auxiliam no desenvolvimento da noção corporal e espacial, na capacidade de resolver problemas, na criatividade, na autonomia, dentre diversas habilidades fundamentais para um saudável desenvolvimento cognitivo. Elas retornam para a escola mais amadurecidas e mais dispostas para aprender as matérias. Ou seja, as férias também fazem com que elas consigam se concentrar e aprender mais.

Durante as férias é preciso estimular a realização de atividades, tais como: caminhar ao ar livre, brincar no parque, andar na praia, empinar pipa, ir à biblioteca, ao cinema, ao zoológico, jogar bola e tantas outras. São programas simples que podem ser realizados e contribuem para o aprendizado e o bem-estar das crianças e adolescentes.

O contato com a natureza, atividades esportivas e artísticas também representam estímulos importantes para o desenvolvimento do indivíduo, já que proporciona meios para trabalhar a coordenação motora, a concentração, além de estimular a convivência familiar.

Portanto, assim como os adultos, as crianças também necessitam de um tempo para processar informações novas, complicadas e elaboradas. Deste modo, aproveitem as férias com os seus filhos e vivam intensamente esse momento.