Dialogando

Página Inicial > Dialogando > A importância das atividades extracurriculares no desenvolvimento dos alunos
Artigos 13/04/2018

A importância das atividades extracurriculares no desenvolvimento dos alunos

  • admin
  • Por Colégio Integral

O trabalho da escola na formação vai além das matérias tradicionais, ela colabora para a formação de bagagem cultural, para o engajamento dos alunos, para o desenvolvimento de sua postura sociocultural e os prepara para muito além da rotina escolar. Quando a escola tem em sua grade atividades extracurriculares, ela proporciona também inúmeros benefícios aos alunos, uma vez que, essas atividades têm finalidades importantes para o desenvolvimento e aprendizado dos mesmos.

Os estudantes que praticam atividades extracurriculares demonstram uma significativa participação na escola, o que contribui para uma maior motivação e para resultados escolares positivos. A motivação na escola é essencial para a qualidade do rendimento escolar, já que um aluno motivado apresenta maior empenho no processo de aprendizagem, sendo perseverante no alcance dos seus objetivos.

Por ser um local de interação e socialização é na escola que se estabelecem importantes relações e laços de amizade, muitas vezes para o resto da vida, impactando de maneira profunda a vida das pessoas. A oferta de atividades extras colabora para o estabelecimento dessas relações e aperfeiçoa aspectos, tais como: evolução cognitiva e pedagógica, desempenho dentro e fora da sala de aula, socialização, além das citadas anteriormente e, consequentemente, a vontade de aprender e fazer novas descobertas cresce gradativamente. Conheça alguns tipos de atividades extracurriculares:

Esportes

Todas as modalidades esportivas trazem benefícios aos alunos, uma vez que, auxilia no desenvolvimento de capacidades, o trabalho em equipe e até mesmo a estimula criatividade.

Ballet

Essa atividade colabora para aprimorar o equilíbrio e a postura, trabalha a concentração, a criatividade e as aptidões corporais, ampliando o universo da criança e do adolescente, possibilitando-lhes um maior desenvolvimento cognitivo, motor e artístico.

Musicalização

Atividades relacionadas à música são muito recomendadas e despertam muito interesse dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento cerebral. Conheça algumas modalidades: canto, canto coral, musicalização infantil e para bebês e instrumentos: violão, guitarra, violino, piano, teclado ou flauta.

Robótica

A robótica educacional proporciona ao aluno a experiência de utilizar a tecnologia como uma ferramenta capaz de solucionar problemas e os desafios. Auxiliam os alunos a colocar em prática conceitos aprendidos em sala de aula, estimulam a reflexão, além de contribuir para o desenvolvimento do senso crítico diante dos pontos de vista coletivos e individuais e do mundo ao seu redor.

Teatro

Atividades lúdicas como o teatro desenvolvem no aluno: concentração, desinibição, oratória, respiração, criatividade, expressão corporal / vocal / emocional, improvisação, ritmo, coordenação motora, relaxamento muscular e psicológico. Além disso, aprimora o potencial criativo e cognitivo, bem como favorece as relações interpessoais.

Contudo, é importante não sobrecarregar os alunos. É preciso garantir que eles participem das atividades extracurriculares e das aulas tradicionais, mas também assegurar que o tempo para curtir a família e brincar não seja negligenciado.