Dialogando

Página Inicial > Dialogando > Como a tecnologia ajuda o protagonismo do aluno em sala de aula
Artigos 11/04/2019

Como a tecnologia ajuda o protagonismo do aluno em sala de aula

  • admin
  • Por Colégio Integral

A tecnologia se reinventa constantemente e a cada dia mais se torna parte importante da nossa rotina. Mas você sabia que ela pode ser uma grande aliada no processo de aprendizagem?

A tecnologia educacional já é uma realidade e faz uso estratégico de recursos tecnológicos que potencializam o processo de ensino-aprendizagem.

São formas de proporcionar ambientes, processos e estruturas mais adequadas para que o aluno percorra uma trilha de aprendizagem de modo motivador e engajado.

Isso já acontece na prática no Colégio Integral e nossos alunos têm à disposição várias ferramentas de ensino inovadoras.

O Q Mágico, por exemplo, é uma ferramenta que integra diversas tecnologias e práticas educacionais por meio de plataformas e sites nos quais os alunos aprendem a qualquer hora e em qualquer lugar.

A sala de invertida é outra metodologia ativa que já utilizamos no processo de ensino do Colégio Integral. A ideia é que o aluno absorva o conteúdo através do meio virtual, dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à Internet, e ao chegar à sala presencial ele já esteja por dentro do assunto a ser desenvolvido. Assim, a sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno.

Outro recurso que utilizamos como tecnologia educacional é o Chromebook. Por meio dos recursos oferecidos pelo dispositivo, professores e alunos podem estudar à distância e usar a ferramenta para inúmeras atividades que facilitam o aprendizado.

O resultado da utilização dessas ferramentas é o aumento significativo do nível de engajamento dos alunos e o estímulo ao protagonismo deles no processo de aprendizagem. Uma vez que, o estudante conta com a tecnologia para a construção da sua própria linha de raciocínio enriquecendo os debates no ambiente escolar.

Todas as ferramentas citadas aqui convergem para um só propósito: potencializar as ações pedagógicas nas práticas educacionais.

A tecnologia na educação incentiva o aluno a transformar o conhecimento em uma mola impulsionadora do seu próprio crescimento intelectual, expandindo as suas possibilidades.

Gostou deste conteúdo? Então continue navegando pelo nosso site e saiba mais.