Dialogando

Página Inicial > Dialogando > Como a escola e a família trabalham unidas?
Artigos 30/05/2019

Como a escola e a família trabalham unidas?

  • admin
  • Por Colégio Integral

A educação é um processo dinâmico e em construção permanente. Nesse sentido, o ideal é que ocorra com a colaboração constante não apenas dos alunos, professores e profissionais das escolas, mas também, com a participação ativa da família. Isso é fundamental!

Apenas desse modo será possível proporcionar uma ligação entre o que acontece no ambiente escolar e a vida cotidiana dos alunos. Assim, eles viverão em aprendizado constante, mesmo fora da sala de aula.

Quando pais e a escola trabalham juntos em algo tão importante quanto o desenvolvimento da aprendizagem de uma criança, passam a se comunicar melhor com seus filhos sobre a escola.

Comunicação e transparência são palavras-chave na construção dessa relação de confiança. Para isso, mantemos um canal aberto de troca de informações tanto sobre o dia a dia quanto a respeito de especificidades dos alunos.

Nos preocupamos e levamos a sério esse contato, desde o primeiro dia de aula, acompanhando de perto cada um, conhecendo as suas particularidades e aproximando a escola da família para uma participação ativa na formação dos nossos alunos.

Promovemos atividades e disponibilizamos mecanismos de comunicação, como o nosso aplicativo, site, reuniões para estimular a participação dos pais na vida escolar. O acompanhamento precisa ser mais próximo e periódico para gerar resultados positivos.

Mais do que acompanhar o desempenho escolar, a ideia é aumentar a proximidade com a família para que a criança ou adolescente possa alcançar os seus melhores resultados, não só na vida acadêmica, mas também quanto à formação enquanto indivíduo e cidadão.

Se no dia a dia as ligações entre casa e escola têm um peso muito grande, na busca pelos melhores resultados na educação das crianças e dos adolescentes, nos momentos mais marcantes do desenvolvimento dos alunos, a sintonia e a parceria tornam-se ainda mais fundamentais.

Cada criança e adolescente tem a sua própria história de vida, sua própria constituição familiar e vivências pessoais. Entender isso aproxima os educadores das melhores condições de educá-la e prepará-la para uma vida adulta de sucesso.

Gostou deste texto? Então continue navegando pelo nosso site e tenha acesso a outros conteúdos sobre a importância da família na escola, metodologias de ensino e vários outros assuntos relacionados à educação.