Dialogando

Página Inicial > Dialogando > Alimentação saudável na escola: Qual a importância?
Artigos 31/03/2019

Alimentação saudável na escola: Qual a importância?

  • admin
  • Por Colégio Integral

A qualidade da alimentação está diretamente relacionada à qualidade de vida. Além de influenciar diretamente na saúde e longevidade, aquilo que é consumido durante as refeições se reflete inclusive no humor, na capacidade de trabalhar e de estudar. E não se pode esquecer que, ao falar sobre escola, estamos falando sobre crianças e adolescentes, indivíduos em plena fase de desenvolvimento.

Além disso, uma alimentação equilibrada influencia no aprendizado, na concentração e no prazer de estudar das crianças. O que demonstra a importância de desenvolver atividades que promovam a educação alimentar.

Criança x alimentação saudável

Proporcionar uma alimentação diversificada ajuda a expandir o paladar da criança. Vale ressaltar também que comer na companhia de colegas é um excelente estímulo para que a criança experimente diferentes tipos de comida, extinguindo preconceitos alimentares.

Considerando que comer é um ato normalmente relacionado ao prazer, uma estratégia que tem se mostrado eficaz é demonstrar que comidas saudáveis também podem ser saborosas. É importante que a criança entenda que alimentar-se de forma saudável é divertido e prazeroso.

Lembre-se de que o paladar é mutável e aquele alimento que não foi agradável ao para ela antes pode ser agradável agora. Portanto, não deixe de oferecer um determinado alimento para a criança sob o pretexto de que ela não gosta.

Papel da família

Contar com o apoio da família é essencial no processo de aprendizagem e educação da criança.

Atentar-se ao alimento que a criança leva para escola é necessário. Comunique-se com o seu filho para saber o que ele come e em que quantidade. Saber que a criança está sendo alimentado de forma saudável na escola pode representar um estímulo para a família.

Cozinhar junto com os filhos e fazer refeições à mesa são algumas maneiras de incentivar hábitos saudáveis e até mesmo a convivência entre os familiares.

Agora que você já sabe mais sobre a importância da educação alimentar na escola, aproveite para navegar pelo nosso site e confira outros artigos relevantes.