Dialogando

Página Inicial > Dialogando > 7 passos simples para otimizar a rotina de estudos
7 passos simples para otimizar a rotina de estudos Artigos 07/03/2018

7 passos simples para otimizar a rotina de estudos

  • admin
  • Por Colégio Integral

Otimizar a rotina de estudos requer organização e identificação de necessidades que venham a surgir, para isso, separamos 7 passos para obter os melhores resultados na hora de estudar. Confira!

1- Conhecendo a si mesmo

Mais do que desenvolver o estudante, é preciso conhecer e desenvolver o indivíduo, por isso, um acompanhamento focado no desenvolvimento social através do autoconhecimento é extremamente importante para definir alguns pontos iniciais como: Qual o seu estágio atual? Em que ponto pretende chegar? E para chegar lá, o que precisa ser feito? É importante compreender e desenvolver o indivíduo, não apenas o estudante.

2-Defina uma rotina

Definir estratégias como uma rotina de estudos organizada e com um acompanhamento adequado, faz a diferença na aprendizagem. Novas metodologias de ensino, definição de estratégias personalizadas, orientação e acompanhamento das atividades escolares fazem parte de uma rotina direcionada.

3- Organização é fundamental

Separe os assuntos anotados mantendo-os em grupos coerentes de assimilação. Leia, escreva comentários, marque palavras-chave, anote suas dúvidas. A informação precisa fazer sentido para você. Se não entendeu completamente, peça ajuda! Ter um orientador focado em desenvolver bons métodos é super importante para auxiliar na organização das tarefas.

4- Distribuição do tempo entre as diferentes disciplinas

A distribuição do tempo entre as disciplinas é essencial para que se possa estudar tudo o que é importante, evitando que você estude somente aquilo que você mais gosta, em detrimento das matérias que tem menos afinidade. Assim, salvo uma boa justificativa, aquilo que foi planejado deve ser cumprido à risca. A administração do tempo deve ser ensinada e adaptada a cada aluno de forma individual, respeitando cada estudante como protagonista da sua própria aprendizagem.

5- Preparação emocional e saúde

Regras de estudo não adiantam se o lado emocional não está correspondendo. Então, acompanhar e observar constantemente o comportamento do aluno para então trabalhar o seu emocional é de extrema importância para bons resultados, além disso, cuidar do seu estado físico com uma boa alimentação e hábitos saudáveis de vida fazem parte do contexto de aprendizagem.

6- Use a tecnologia a seu favor

Plataformas de aprendizado envolvendo conteúdos digitais, redes sociais e desenvolvimento de aplicativos próprios para contribuir para o aprendizado são avanços que devem ser utilizados em favor do conhecimento. Sim! A tecnologia veio para ser utilizada – e muito – durante o processo de estudo. Entender a tecnologia como aliada para oferecer um aprendizado que faça sentido e desperte interesse é um diferencial na escolha da metodologia de ensino.

7- Uma mãozinha faz bem

Chegou a hora de estudar e o ritmo não tá batendo? Sente a necessidade de pedir um “help amigo” mas tem vergonha? Então chegou a hora de pedir aquela mãozinha!

O acompanhamento escolar é importante sim para que o aluno descubra seu potencial cognitivo e avance aos poucos sozinho. Para isso, opte por um serviço que busque desenvolver o potencial para atingir melhores resultados, onde o aluno é protagonista e que faça uso de práticas modernas. A boa escolha desse acompanhamento será decisivo para obter sucesso nos resultados.

Bons estudos!