Dialogando

Página Inicial > Dialogando > 4 passos para fazer um bom resumo
Artigos 18/05/2018

4 passos para fazer um bom resumo

  • admin
  • Por Colégio Integral

Para ajudar a assimilar algum assunto fazer um bom resumo é essencial, não é verdade? Apenas copiar o conteúdo não resolverá e os resumos estão aí justamente para ajudar a relembrar o que é mais importante saber a cerca de cada conteúdo. Por isso, separamos 4 passos que serão muito úteis para te auxiliar nos estudos.

Passo 1 – Leia e releia o texto quantas vezes for necessário: antes de fazer um resumo o passo mais importante é ler e reler o conteúdo a ser resumido, quantas vezes for preciso. A leitura, além de ser uma forma eficiente de estudar, também contribui para que você interprete o conteúdo de forma mais clara e objetiva.

Passo 2 – Destaque os pontos mais importantes: após ler o texto algumas vezes, separe o que há de mais relevante nele. Identifique as palavras-chave sobre o assunto e os conceitos fundamentais presentes no texto. Não é necessário resumir todo o texto, apenas os pontos importantes para dessa forma assimilar o conteúdo.

Passo 3 – Faça seus esquemas: esse passo consiste em elaborar esquemas para organizar todas as principais ideias e conceitos do assunto. Portanto, é fundamental entender o conteúdo do texto e, a partir daí, separar os assuntos em tópicos, para que seja possível ter acesso fácil à informação em uma leitura rápida dos esquemas.

Passo 4 – Interprete e reescreva o texto com suas palavras: como você já sabe, copiar o texto não é o suficiente e depois de colocar em prática os 3 passos já explicados, escrever vai ficar fácil. É preciso interpretar e reescrever o texto com suas próprias palavras respondendo às seguintes perguntas: Qual o tema que o texto aborda? Como eu explicaria esse assunto para outra pessoa? Quando você mesmo redige o aprendizado é muito melhor, pois ajuda a fixar o conteúdo.

Agora, com todas essas dicas em mãos, é hora de colocar em prática e mandar bem nos estudos!