Dialogando

Página Inicial > Dialogando > 10 pontos para observar na escolha da escola ideal
Notícia 27/08/2018

10 pontos para observar na escolha da escola ideal

  • admin
  • Por Colégio Integral

A difícil missão de decidir por qual caminho seguir em relação à educação dos filhos não é uma tarefa simples. Nessa hora, é muito comum ficar indeciso, tentando definir o que é melhor para eles.

A grande quantidade de opções, às vezes, pode atrapalhar na hora da decisão. E para que seja a mais acertada, é preciso ponderar os valores da futura escola, que deverão estar em sintonia com os princípios da família.

Conheça algumas dicas que podem ajudar na hora da escolha.

  1. Saiba exatamente o que você espera da escola

Relacione o que é prioridade para a sua família, como: profissionais qualificados, proximidade de casa, opção de período integral, oferta de cursos extracurriculares, etc. Cada família tem as suas particularidades a considerar, por esse motivo, fazer uma lista de preferências ajuda a visualizar o que deseja e isso facilita a procura.

  1. Diálogo entre a escola e a família

Acompanhar a vida escolar do seu filho é essencial para garantir o melhor desempenho. Por isso, confira se a escola estimula a participação e o envolvimento da família com o que acontece na instituição, mantendo um canal de comunicação aberto e de fácil acesso.

  1. Qualificação da equipe

A formação dos profissionais é um aspecto importante na escolha da instituição de ensino. Conheça a política de seleção da equipe e se é feito investimento na continuidade dos estudos para mantê-los atualizados.

  1. Conheça a proposta pedagógica do colégio

Busque ter o conhecimento desse aspecto e se o foco está no desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes e na sua formação como cidadão.

  1. Analise os trabalhos expostos no colégio

Os trabalhos feitos em sala de aula que estão em exposição são capazes de gerar sentimento de pertencimento aos projetos da escola, como também representa a materialização do aprendizado. Atente-se para esse aspecto, ele revela muito da escola.

  1. Distância

Deslocamentos longos causam desgaste emocional e físico. Além disso, chegar cansado na escola pode atrapalhar o rendimento escolar.

  1. Tamanho da escola

Pondere se a sua preferência é por uma escola que foca em determinada fase da vida do aluno ou uma que reúna toda a educação básica em uma mesma instituição.

  1. Uso da tecnologia na educação

A tecnologia é uma ferramenta muito útil e bastante motivadora, procure saber como a escola utiliza esses recursos de forma educativa.

  1. Segurança

A escola precisa garantir a segurança de seus alunos, uma vez que os pais desejam saber onde os filhos estão e se estão seguros, isso é fundamental.

  1. Ambiente acolhedor

A educação se inicia desde o portão de entrada. As pessoas que trabalham como recepcionistas ou porteiros, também têm uma função educadora. Faça uma visita à instituição e analise como é recebido e se dá o relacionamento entre os funcionários. Boas instituições de ensino criam ambientes acolhedores, em que todos se respeitam, são amáveis e gentis umas com as outras.